quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VENCEDOR DO CONCURSO DE REDAÇÃO DOS CORREIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

 LORENZO CASSARO  REPRESENTOU O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO CONCURSO DE REDAÇÃO DOS CORREIOS

MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA IRMÃ MARIA HORTA


A Escola Estadual Irmã Maria Horta, em Vitória, realiza nesta terça-feira (09) a Mostra Cultural. O evento, realizado durante todo o dia, marca as comemorações pelo Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto e tem a participação de todos os alunos do Ensino Médio, que realizaram exposições de trabalhos em estandes e salas temáticas.

O tema central da mostra foi “Imagem” e a partir daí os estudantes exploraram diversas temáticas, recorrendo ao uso e construção de imagens para ilustrá-los. Nos espaços, temas como a conquista espacial, a exploração do petróleo, as camadas atmosféricas, poluição e mudanças climáticas, violência, entre outros. Os alunos mostraram ainda vídeos produzidos por eles mesmos e expuseram maquetes e imagens até nos corredores da escola.

Um dos trabalhos que chamou a atenção foi o “Feirão do Imposto”. No estande, os alunos do primeiro ano do ensino médio realizaram uma exposição dos produtos como em um supermercado, destacando os preços de cada um deles e quanto desse valor é de impostos. Os alunos vão comercializar os produtos com o preço sem imposto e a renda será revertida para instituições beneficentes.

A experiência começou na sala de aula, com a professora Jaqueline Schneider. “Trabalhamos o conteúdo de matemática financeira e abordamos nas aulas a questão dos impostos. Foi um tema com o qual os alunos se envolveram bastante. Então resolvemos adotá-lo para a feira e eles aprenderam mais sobre a história e a destinação dos impostos que pagamos”, contou a professora.
Já na sala temática sobre a poluição atmosférica e as mudanças climáticas, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio procuraram reproduzir a sensação térmica causadas pelos fenômenos como o efeito estufa, a inversão térmica e as ilhas de calor.

A aluna Mirella Guimarães Figueiredo contou que a ideia do trabalho é conscientizar as pessoas sobre a importância das atitudes sustentáveis. “Realizando as pesquisas aprendemos como as nossas atitudes podem contribuir para essas mudanças no planeta. Queremos mostrar que é importante também pensar no futuro”, disse a estudante.

 

Para a pedagoga Bernadete Perim Lorenzoni, a realização da mostra possibilita a articulação de diversas disciplinas e o desenvolvimento do estudante além da sala de aula. “A atividade proporciona o envolvimento do aluno com o conteúdo de uma forma mais profunda, já que ele tem que fazer pesquisas e trabalhar durante um bom tempo em determinado tema. Além disso, estimula a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como falar em público”, ressaltou.

A diretora Ida Maria Gasperone afirmou que outro ponto positivo do evento, que já é tradicional e faz parte do Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino, é aproximar a escola da comunidade.

“Temos a visita de muitos pais e familiares, isso é bom porque eles podem ver a produção dos nossos alunos. Além disso, todas as disciplinas se juntaram e foi uma oportunidade de estimular o trabalho em equipe, o respeito ao próximo, ao meio ambiente e à natureza. É uma oportunidade de desenvolver o talento dos nossos alunos”, concluiu Ida Maria.